Aromaterapia, Cuidado Pessoal

5 benefícios da rosa mosqueta para a sua saúde

A rosa mosqueta é uma flor que contem vitamina C. Esta planta, que também pode ser chamada roseira brava, tem uma bela cor vermelha e é rica em nutrientes; a presença de ácido elágico, licopeno e fenóis são benéficos para a sua saúde.  

O que é a rosa mosqueta?

Rosa mosqueta, é uma planta frutífera (comummente apelidada de pseudo/falsa fruta), geralmente começa a forma-se no final do verão ou outono; está pronta para ser colhida após a floração. A roseira brava é a fruta embalada mais nutritiva que qualquer outra planta. Há séclos que tem sido usada de forma medicinal para tratar uma ampla gama de doenças. 

A par da utilização de ervas medicinais, a roseira brava é uma planta historicamente valorizada para fins alimentares: geleias, tortas, compotas, vinhos e sereias podem conter roseira. Existem duas variedades de Rosa Mosqueta – Rosa canina e Rosa gallica. 

Benefícios da rosa mosqueta

1.Diminui o risco de doenças cardiovasculares

A Rosa Mosqueta é benéfica para o coração. Numa pesquisa realizada pelo Departamento de Ciências Médicas Experimentais da Suécia, incluir o pó de rosa mosqueta no plano alimentar reduz significativamente o risco de doenças cardíacas. Os flavonoides e antioxidantes da rosa mosqueta protegem o corpo contra doenças cardíacas.

2. Combate no antienvelhecimento da pele

O óleo de rosa mosqueta, proveniente da prensagem a frio das rosas, é conhecido no mundo da cosmética enquanto ingrediente no combate ao anti-envelhecimento. As sementes de rosa mosqueta são ricas em gorduras poliinsaturadas que atuam nas membranas da pele e protegem-na de compostos inflamatórios, como raios ultravioleta (UV) e outros fatores externos. Os investigadores atestam que os resultados da rosa mosqueta devem-se à presença do poderoso antioxidante, vitamina C e ácidos gordos, que protegem e criam uma barreira na pele. O óleo de rosa também pode ajudar a curar feridas. 

3. Melhora a saúde da pele

O óleo da rosa mosqueta atua nas camadas mais profundas da pele, melhorando a saúde da pele. Como vimos, A vitamina C estimula a produção de colágeno e reduz as rugas e linhas finas. A fruta contém vitamina A, que melhora o teor de humidade da pele. 

O óleo de Rosa Mosqueta também ajuda a combater os raios ultravioleta do sol. Os antioxidantes presentes nesta fruta melhoram a textura e o tom da pele, e ainda ajudam a tratar a pigmentação. Os ácidos gordos presentes no óleo essencial da rosa mosqueta também previnem cicatrizes e promovem a regeneração da pele. Atenção, pois o óleo não deve ser aplicado diretamente na acne. 

4. Aumenta o sistema imunitário

A vitamina C (também chamada de ácido ascórbico) estimula o sistema imunitário e é especialmente útil em momentos de stresse. A roseira brava, com alto teor de vitamina C, é um dos melhores medicamentos para reforçar o sistema imunitário. 

Há séculos que a rosa mosqueta tem sido usada para combater constipações, gripes e outras infeções respiratórias. Pode ser tomado como um chá de rosas ou xarope.

5. Promove a saúde renal e a circulação sanguínea 

De acordo com um relatório da National Library of Medicine dos Estados Unidos, a roseira brava pode ser usada para tratar doenças renais. Bem como, a preparação de um chá da rosa mosqueta para aumentar a circulação sanguínea. 

Atenção 

Geralmente, a roseira brava é considerada segura. Por norma não há efeitos secundários associados à roseira. No entanto, doses excessivas podem causar dores de estômago, náuseas, vómitos e outros sintomas semelhantes. Nalguns casos o alto teor de vitamina C da roseira pode aumentar o risco de pedras nos rins.