Aromaterapia

5 razões porque deve ter um humidificador de aromas em sua casa ou no escritório

Adotar um estilo de vida mais natural tem um impacto mais positivo na sua saúde. A aromaterapia e óleos essenciais podem ajudar a vários níveis, para além do seu incrível aroma, já sabe quais são os benefícios?

Os humidificadores e difusores de aroma são um ótimo complemento para ter em casa ou no local de trabalho. De acordo com o óleo essencial que escolher, os benefícios podem, por exemplo, relaxar, desinfectar o ambiente, proteger contra os mosquitos e fungos. A aromaterapia atua no plano físico e emocional. Abaixo, destacamos 5 benefícios na utilização do difusor de aromas e algumas dicas úteis de aromaterapia.

Qual a diferença entre um humidificador e um difusor?

Um humidificador tem como principal objetivo aumentar a humidade relativa do ar. Assim, os humidificadores convertem água, no estado líquido, em vapor de água e propagam as gotículas de água num espaço. Um difusor, simplesmente, propaga os óleos essenciais no ar, por evaporação. Vamos ver os benefícios:

1. Reduz o stress e a ansiedade

O stress e a ansiedade são problemas muito comuns na sociedade atual, e têm consequências devastadoras na rotina diária. O stress e ansiedade podem manifestar-se através da dor abdominal, dores musculares, dores de cabeça, alterações no apetite, pânico, dificuldade na concentração e raiva. As pessoas que estejam sujeitas a níveis elevados de stress e ansiedade, a longo prazo, correm maior risco de desenvolver problemas de saúde graves, como doenças cardiovasculares e hipertensão. Os humidificadores e difusores de aromas podem ajudar, existem óleos essenciais, como por exemplo a alfazema ou o ylang ylang, que afetam diretamente determinadas partes do cérebro que controlam a ansiedade e o stress. Para além disso, a exposição a estes óleos ajuda a baixar a pressão arterial, permitindo que a pessoa relaxe.

 2. Melhora o sono

Outro grande problemas que a atual sociedade moderna enfrenta é a privação do sono. Não dormir as horas suficientes, ou não ter um descanso revitalizante, pode afetar fisica e psicológicamente: perda de concentração, aumento da irritabilidade, dificuldade em realizar qualquer tarefa, alterações de humor. A National Sleep Foundation recomenda que os adultos devem dormir todas as noites por quase 7 a 9 horas. No fim do dia, experimente relaxar a sua mente com um Pack Relaxante (Humidificador e difusor de aromas + óleo essencial de alfazema), que promove um sono tranquilo.

3. Relaxa o corpo e a mente

A utilização de óleos essenciais pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver algumas doenças, aumentar a função cognitiva intelectual, tornar as tomadas de decisão mais clara, acalma a acne, baixa a pressão arterial e atenua a dor. Os óleos essenciais são uma ótima alternativa não invasiva para relaxar a mente: reduzir a inflamação e aumentar a circulação sanguínea. Os 4 óleos essenciais que permitem um alívio mais eficaz são lavanda, menta, alecrim e limão. São todos conhecidos pelos seus efeitos terapeuticos na mente e no corpo. 

4. Aumenta a energia

Os óleos essenciais podem ser usados ​​para aumentar a vitalidade e reduzir a fadiga, um boost extra, como tomar um café! Existem muitos óleos que podem ser usados ​​para aumentar os níveis de energia, e cada pessoa deve descobrir qual funciona melhor com o seu organismo. Os óleos essenciais que melhor promovem o aumento de energia são: laranja, árvore de chá amyris de sândalo, limão, eucalipto, alecrim, lavanda, menta e ylang ylang. 

5. Aumento da função cognitiva

A utilização dos óleos essenciais em humidificadores e difusores de aromas é uma forma eficaz de melhorar a memória, a função cognitiva e a concentração. Muitos óleos essenciais criam um efeito agradável durante um estado de stress, equilibrando o seu humor, e ajuda a recuperar os níveis de concentração. Existem vários óleos conhecidos por equilibrar o sistema hormonal do corpo. Em última análise, todas as causas apontadas podem interferir nas funções cognitivas.