Aromaterapia

Porque é que o óleo essencial de lavanda é tão popular?

Os óleos essenciais têm-se tornado cada vez mais populares, principalmente durante o período de confinamento no atual contexto de pandemia. O óleo essencial mais procurado foi a lavanda ou alfazema, o mais indicado para controlar insónias e os níveis de stress e ansiedade.

A flor da lavanda ou alfazema pode ser encontrada nas montanhas do Mediterrâneo, bem como nas regiões do Norte de África. Desde há algum tempo, que este óleo essencial é extraído para diversos fins, nomeadamente para tratar infeções fúngicas, controlar a ansiedade ou queda de cabelo.

A aromaterapia é utilizada desde há 6.000 anos A.C., uma terapia milenar que se baseia na utilização de óleos essenciais. Estes compostos têm diferentes composições e são responsáveis ​​por ações biológicas e farmacológicas importantes. Nos anos 1600, especialmente durante a Peste Negra (Peste) na Europa, os médicos usaram o aroma desta flor para neutralizar o fedor de inúmeras mortes. Mas, a proliferação do uso deste aroma foi durante a época dos antigos egípcios que usavam a lavanda enquanto fragrância e usavam no processo da mumificação.

Em Roma, o óleo de lavanda era usado como aroma no banho, para temperar alimentos e um dos ingredientes mais populares dos sabonetes disponíveis em quase todo o Império Romano. Na Grécia, usavam esta erva enquanto remédio medicinal antisséptico, para combater as insónias e dores nas costas. Em França, durante o Renascimento e a Idade Média, secavam as roupas nos arbustos de lavanda. As lavadeiras contratadas eram apelidadas de lavandas.

Várias aplicações da lavanda

Como referido anteriormente, a lavanda é a erva mais procurada em atual contexto de pandemia. Existe um forte incentivo à comercialização do óleo essencial de lavanda, em packs de relaxamento para usufruir durante o período de confinamento.
A alfazema também pode ser utilizada para fazer chá, facilita vários problemas do foro gastrointestinal, náuseas e dores de estômago. Esta erva também pode ajudar a aliviar dores de cabeça, entorses, dores musculares, dores de dentes e dores no corpo. O óleo de lavanda também pode ajudar a atenuar irritações da pele, reduzir manchas e serve para esfoliar a pele. A sua fragrância acalma a mente, o corpo e alivia a tensão nervosa.

Os benefícios do óleo essencial de lavanda

Em 2011, foi realizada uma pesquisa que avaliou a atividade anti-fúngica da Lavandula Viridis de Portugal. Os investigadores descobriram que os óleos essenciais podem combater várias infecções fúngicas, incluindo Candida Albicans e Cryptococcus neoformans, um tipo de levedura presente em animais e plantas.

Num outro estudo, a equipa de investigadores descobriu que a lavanda acalma, de forma natural, adultos com ansiedade, um efeito que ainda hoje é tido como uma crença popular. É um tratamento alternativo para as insónias, uma gota de óleo essencial de lavanda na almofada tem um efeito relaxante, já experimentou?

Para além deste benefício para a saúde, o óleo essencial de lavanda funciona como repelente de insetos, o aroma da lavanda é demasiado intenso para os mosquitos, por exemplo. Um conselho, aplique um pouco de óleo de lavanda antes de sair de casa, e evite as picadas irritantes.

Ansiedade

o óleo essencial de lavanda tem um aroma suave e agradável, adequado para controlar o stress, nervos e ansiedade. Além disso, pode ser útil no tratamento da depressão, enxaquecas e dores de cabeça. O seu odor fresco suaviza a fadiga e acelera a atividade mental. A característica mais investigada é efeito relaxante sobre o sistema nervoso, razão pela qual é frequentemente usado como para tratar insónias, bem como uma forma de controlar a variação cardíaca.

Cuidado do cabelo e problema de pele

de acordo com cientistas, dermatologistas e especialistas em aromaterapia dizem que o óleo essencial de lavanda é o óleo mais benéfico no tratamento da acne, caracterizada por feridas vermelhas, salientes na face e no corpo que se desenvolvem devido a uma infecção bacteriana próxima às glândulas sebáceas. O óleo essencial de lavanda inibe as bactérias que causam infecções precoces, ajuda a controlar a secreção excessiva de sebo através da manipulação hormonal e pode reduzir as cicatrizes após o início da cura da acne.

O óleo essencial de lavanda é útil para cuidar da saúde dos cabelos, muito eficaz no tratamento de vítimas de queda de cabelo, especialmente em pacientes que sofrem de alopecia, uma doença autoimune em que o corpo rejeita os seus próprios folículos capilares.

Alívio da dor

é um ótimo remédio para atenuar dores provocadas por feridas, músculos tensos, dores musculares, dores nas costas, reumatismo, entorses, etc. A massagem regular com óleo de lavanda também pode reduzir a dor em articulações e músculos. Um estudo revela que pacientes pós-operatório submetidos à difusão do óleo essencial de lavanda no ar, têm menos dor, durante o período de recuperação, relativamente aos que fazem uma recuperação sem a difusão do óleo essencial de lavanda. 

Existem muitos outros óleos essenciais que também são populares, menta, eucalipto, alecrim, camomila, limão, óleo da árvore do chá e muitos mais. A lavanda é uma das ervas mais populares que perduram como um remédio natural em todo o mundo por séculos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *